Dia do Patrimônio

No dia 17 de agosto, comemoramos o Dia do Patrimônio. Festejamos a data como parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio, que traz como propostas narrativas abrangentes sobre a cultura local, suas formas de expressão, seu modo de viver, fazer e criar.

A Arquidiocese de Porto Alegre propõe um novo olhar para o Patrimônio Religioso, considerando que os bens culturais são expressões materiais e imateriais representados através do patrimônio histórico e artístico da Igreja, tais como arquitetura, pintura, documentos, festas etc.

Ao longo da história, a Igreja Católica produziu bens que identificam memórias e convidam à reflexão. Por meio dos bens culturais da Igreja, podemos traduzir a fé em múltiplas manifestações.

Neste Dia do Patrimônio, voltemos nosso olhar à Catedral Metropolitana de Porto Alegre, importante bem cultural tombado pelo município de Porto Alegre. Neste vídeo pretendemos resgatar a história e identidade deste patrimônio arquitetônico e artístico, situado no coração da cidade, e que contribui há 250 anos para a identificação da paisagem urbana da capital.

Roteiro e pesquisa:
Vanessa Gomes de Campos
Caroline Zuchetti
Lucas Volpatto

Imagens:
A Quinta Fachada
Lucas Volpatto
Geovani Lemos

Fotografias:
Arquivo Histórico da Cúria Metropolitana de Porto Alegre

Narração:
Daniel Bittencourt