Mensagens do Papa Francisco no Encontro Mundial de Famílias

3 mitos sobre a Crisma
30 de julho de 2018
Por que as relíquias dos santos são tão importantes para os católicos?
11 de setembro de 2018

Pope Francis waves to the waiting crowds on College Green, Dublin, as he travels in the Popemobile during his visit to Ireland, Saturday, Aug. 25, 2018. (Joe Giddens/PA via AP)

Durante o Encontro Mundial de Famílias, que aconteceu nos dias 25 e 26 de agosto, na Irlanda, o Papa Francisco deixou muitas mensagens para todas as famílias do mundo inteiro.

 

Veja as principais mensagens a seguir:

 

1. Sempre encontramos Jesus na família.

“O Evangelho da família é, verdadeiramente, alegria para o mundo, visto que lá, nas nossas famílias, sempre se pode encontrar Jesus; lá habita, em simplicidade e pobreza, como fez na casa da Sagrada Família de Nazaré.”

2. A família é o lugar mais importante para transmitir a fé

“O primeiro lugar, e o mais importante, para transmitir a fé é o lar, através do exemplo calmo e diário de pais que amam o Senhor e confiam na sua palavra.”

3. A família é o lugar privilegiado para difundir o Evangelho

“Suas famílias são um lugar privilegiado e um meio importante para difundir estas palavras como ‘boas notícias’ para cada um, especialmente para os que desejam deixar o deserto e a ‘casa da escravidão’ a fim de irem para a terra prometida da esperança e da liberdade.”

4. A base da família deve ser o perdão

“Gestos humildes e simples de perdão, renovados dia a dia, são o fundamento sobre o qual se constrói uma vida familiar cristã sólida. Os filhos aprendem a perdoar quando veem que seus pais se perdoam entre si. Se compreendermos isto, poderemos apreciar a grandeza da doutrina de Jesus sobre a fidelidade no matrimônio.”

5. A família manifesta toda a sua beleza se estiver “ancorada” no amor de Deus

“O matrimônio cristão e a vida familiar são compreendidos em toda a sua beleza e fascínio se estiverem ancorados no amor de Deus, que nos criou à sua imagem para podermos dar-lhe glória como ícones do seu amor e da sua santidade no mundo.”

6. A família é a esperança do mundo

“Vós, famílias, sois a esperança da Igreja e do mundo. Com o vosso testemunho do Evangelho, podeis ajudar Deus a realizar o seu sonho. Podeis contribuir para aproximar todos os filhos de Deus, para que cresçam na unidade e aprendam o que significa, para o mundo inteiro, viver em paz como uma grande família.”

7. A família gera paz

“Em cada sociedade, as famílias geram paz, porque ensinam o amor, o acolhimento e o perdão, que são os melhores antídotos contra o ódio, o preconceito e a vingança que envenenam a vida de pessoas e comunidades.”

8. A família que reza unida permanece unida

“Como ensinava um bom sacerdote irlandês, ‘a família que reza unida permanece unida’ e irradia a paz. Uma família assim pode ser um apoio especial para outras famílias que não vivem em paz.”

9. A família não deve considerar as redes sociais um problema

“As redes sociais não são necessariamente um problema para as famílias, mas podem contribuir para a construção de uma ‘rede’ de amizade, solidariedade e apoio mútuo.”

10. A igreja é “uma família de famílias”

“Na realidade, a Igreja é uma família de famílias e sente a necessidade de apoiar as famílias nos seus esforços por responder fiel e jubilosamente à vocação que Deus lhes deu na sociedade.”

 

Via ACIDigital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *