Sacramento do Crisma

 
Crisma
15

Crisma

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a Crisma, pertence, juntamente com o batismo e a Eucaristia, aos três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. Nesse sacramento, tal como ocorreu no Pentecostes, o Paráclito desceu sobre a comunidade dos discípulos, então reunida. Assim como neles, o Espírito Santo também desce em cada batizado que pede à Igreja esse dom [Espírito Santo]. Dessa forma, o sacramento encoraja o fiel e o fortalece para uma vida de testemunho de amor a Cristo. A Confirmação é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.
Fonte: Canção Nova

Dúvidas Frequentes

1 Período de Preparação
A catequese crismal é realizada em duas etapas, em dois anos consecutivos (aproximadamente de março a novembro). Os catequizandos que completarem a etapa da Eucaristia 2 iniciam, no ano seguinte, a etapa de Crisma 1. Ao concluí-la, participam, no ano seguinte, da etapa Crisma 2.
2 Requisitos
O jovem deve ter a primeira comunhão. Adolescentes que iniciam a Crisma com mais de 14 anos devem ter atendimento específico e mesmo personalizado.
3 Encontros
Semanais e ocorrem na Catedral.
4 Inscrições
Deve ser feita diretamente na secretaria paroquial.
5 Documentos Necessários para Inscrição
- Documento de identidade;
- Comprovante de residência;
- Certidão de Batismo e Primeira Eucaristia